Novo 3008 chega no Brasil com preços a partir de R$99.990


A Peugeot já viveu tempos mais gloriosos no Brasil. Desde 2010, fez vários lançamentos por aqui – a picape Hogar, 3008, RCZ, 508, 408, 208, 308 e 308 CC. Mas, apesar de alguns deles terem bastante prestígio na Europa, nenhum passou nem perto de se tornar sucesso de vendas no país. Seu “best seller” atualmente é o hatch compacto 208 que, com suas 1.815 unidades vendidas em abril, ocupa a 28ª posição no ranking brasileiro. O resultado disso é que a participação da marca francesa decresce a cada ano no mercado nacional. Em 2010, vendeu 90.331 unidades e tinha 2,71% de “share”. No ano passado, emplacou 57.511, ou 1,61% do mercado.

A Peugeot lança no país a linha 2015 do crossover 3008, que chega às lojas em junho com o visual renovado e um pacote recheado de itens de tecnologia. Com preço sugerido de R$ 99.900, o modelo importado da França passa a ser oferecido em uma única versão, a topo de linha Griffe.

As mudanças fizeram muito bem ao crossover, considerado desde seu lançamento no Brasil o patinho feio da marca, apesar de possuir um excelente conjunto mecânico. Os faróis dianteiros espichados não combinavam nada com a frente achatada e a grade quadradona. O excesso de plástico também deixava o visual do crossover pesado. Mas parece que a Peugeot conseguiu deixá-lo bem mais atraente depois do facelift.

O modelo perdeu os apliques em plástico rústico e ganhou uma grade mais curvilínea e harmoniosa. Os faróis, agora mais estreitos e finos, são emoldurados por um filete cromado e as luzes diurnas são de LED. As lanternas traseiras também receberam esse tipo de tecnologia.

Quanto ao conjunto mecânico, tudo igual. Debaixo do capô, permanece o quatro cilindros 1.6 16V turbo com injeção direta, que continua a beber apenas gasolina. O propulsor render 165 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque, já na faixa dos 1.400 giros. O câmbio é automático de seis marchas.

O modelo continua a ser oferecido com um bom pacote de equipamentos, que inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, sistema multimídia com GPS integrado , head-up display, bancos revestido parcialmente em couro e teto panorâmico.

Ficha técnica

Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, alimentado por turbina de hélice dupla, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote com sistema de variação de abertura na admissão e escape. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,8 mm.
Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira com rodas independentes pseudo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira com rodas independentes, barra de dois braços deformável e barra estabilizadora.
Freios: A discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Com ABS e EBD.
Carroceria: Crossover médio em monobloco, de quatro portas e cinco lugares, com 4,36 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,63 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso: 1.459 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 432 litros; 1.008 litros com o banco rebatido.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Sochaux, França.
Lançamento mundial: 2009.
Lançamento desse facelift na Europa: 2013.
Lançamento no Brasil: 2010.
Lançamento desse facelift no Brasil: 2014.
Preço: R$ 99.990.

0 comentários:

Postar um comentário