Nova BMW 328i ganha motor 2.0 flex turbo



Seguindo a tendência iniciada com o 320i, a BMW passa equipar o 328i, também com motor turbo bicombustível. Apesar de a montadora ainda não confirmar essa informação, revendas consultadas informaram que vendem o modelo há cerca de duas semanas pelos mesmos preços cobrados anteriormente: R$ 189 mil para a versão GP e R$ 199 mil pela Sport.


Quando oficializar a chegada do 328i Active Flex, a BMW deve confirmar que ele mantém o mesmo desempenho do sedã movido exclusivamente à gasolina: 245 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. Mas, fontes ligadas à marca explicam que o motor é capaz de desenvolver até 260 cv quando abastecido somente com etanol. O motor é acoplado a um câmbio automático de oito velocidades com troca de marchas por aletas no volante e a tração é traseira.

As diferenças entre as versões GP e Sport são exclusivamente estéticas. A configuração mais básica conta com rodas de liga leve de aro 17, revestimento em couro, acabamento em alumínio e teto solar elétrico de cristal. Entre as tecnologias oferecidas de série estão ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento, bancos dianteiros elétricos, controle de cruzeiro, sistema start/stop (que desliga o carro em semáforos, por exemplo, para economizar combustível) e regeneração de energia durante frenagens.

O sistema de interatividade é concentrado em uma tela de 8,8 polegadas e conta com entrada USB, rádio, DVD, GPS, acesso à internet e cartão de memória com 20GB para armazenar músicas. A conectividade com celulares é feita por tecnologia Bluetooth e permite acessar emails, tarefas, mensagens SMS e outras funções.

Com relação à versão mais básica, a topo de linha (Sport) ganha rodas de liga leve aro 18, bancos esportivos do tipo concha e revestimento em preto brilhante no contorno dos vidros e na grade dianteira, além de sistema de som mais avançado.

As revendas consultadas possuem poucas unidades no estoque e explicam que as próximas só devem chegar no início de junho porque estão em processo de nacionalização. Os carros em estoque podem ser financiados com 55% de entrada e o restante deve ser quitado em dez parcelas sem juros, ou em 24 meses com taxa de 0,89%. Quem optar por esperar até o mês que vem pode reservar a configuração preferida e adiantar o pagamento com um sinal de R$ 2 mil.

Turbo flex

O motor que equipa o 320i Active Flex foi o primeiro turbo bicombustível a ser vendido no mundo e a tendência é que a tecnologia siga equipando outros modelos da marca no Brasil. Além do 320i e do 328i, fontes ligadas à marca afirmam que os primeiros testes foram feitos com um X1. Previsto para ser produzido nacionalmente, o utilitário compacto também pode receber o motor Active Flex em breve.

Além dele, a fábrica da montadora alemã que está sendo construída em Araquari (SC) deve abrigar a produção do Série 1 e do Série 3. A BMW, no entanto, não confirma quais modelos serão nacionalizados. Os primeiros carros produzidos por lá devem sair da linha de produção em setembro deste ano.
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