VW - Up ganha modelo 2 portas e versão I-Motion com câmbio automático




Três meses depois de ser lançado, o Volkswagen up! finalmente completa sua linha de opções. A marca começa a vender no fim deste mês a verão automatizada I-Motion do compacto urbano - com preços a partir de R$ 30.990, o carro passa a ser o carro mais barato do Brasil a dispensar o pedal de embreagem. Também chega às lojas a aguardada opção de duas portas, oferecida a partir de R$ 26.900 valor de entrada para o modelo.

Preços up! I-motion

Move up! 2 portas I-Motion: R$ 30.990
Move up! 4 portas I-Motion: R$ 32.990
High Up! 4 portas I-Motion: R$ 37.760


A nova transmissão I-Motion de cinco marchas é basicamente a mesma de outros modelos alemães, como o Gol. A equipe de engenharia promoveu apenas algumas modificações para deixá-lo mais leve (10 kg a menos do que o câmbio do Gol) e barato. Ela equipa o up! a partir da versão move, mas chega às versões Black, White e Red por salgados R$ 42.160. Ainda assim, o carrinho é o automatizado mais barato do mercado, desbancando o Gol 1.6 I-Motion, tabelado em iniciais R$ 39.020.
VOLKSWAGEN UP! I-MOTION (FOTO: VOLKSWAGEN)

Em um mercado em que os 1.0 representam cerca de 30% das vendas, oferecer o câmbio automatizado pode ser um chamariz para acelerar as vendas do up!. A novidade também terá a missão de agradar a um público que anteriormente não encontraria uma opção de carro que dispensa o uso da embreagem. Para isso, o desempenho terá que convencer e é aí que mora o perigo. Como alternativa a um automático com conversor de torque, o automatizado é mais barato e leve, mas cobra seu preço com trocas pouco suaves. Especialmente entre as primeiras marchas e com o motor frio, esses momentos são pontuados com trancos na cabine, ainda mais fortes do que em outros carros com motor quatro cilindros com essa transmissão.

Esse ponto negativo é aliviado recorrendo às trocas semi-automáticas na própria manopla e poderia ser ainda mais suavizado se houvesse aletas no volante nas versões topo de linha. Esta função também é boa para evitar que o up! trafegue sempre em marchas mais elevadas, já que os degraus entre as marchas iniciais foram diminuídos, priorizando o consumo de combustível. Isso faz com que o I-Motion engate as velocidades mais altas cedo. Não seria um grande problema se não fosse preciso pisar forte no acelerador até que a central eletrônica ceda às marchas iniciais para realizar conseguir respostas mais ágeis. Apesar de a versão automatizada ter registrado números de retomada melhores em nossos testes de pista, no uso cotidiano elas são bastante vacilantes.

Só de não ter que comandar o pedal da embreagem em um trânsito intenso já é um alívio, mas o três cilindros de 82 cv e 10,4 kgfm (etanol) vibra bastante para colocar o carrinho em movimento. Na versão manual, isso não fica tão evidente. Depois de embalado, não falta fôlego para empurrar os 953 kg. Em nossos testes, o up! I-Motion registrou 7,2 km/l de etanol em trechos urbanos e 14,4 km/l na estrada.
VOLKSWAGEN UP! I-MOTION (FOTO: VOLKSWAGEN)



VW up! duas portas

Preços up! duas portas

Take up! 2 portas - R$ 26.900
Move up! 2 portas - R$ 28.300
Move up! 2 portas I-Motion - R$ 30.990


Se mesmo antes de chegar ao mercado nacional o up! já era comparado ao clássico Fusca, agora há ainda mais razões para isso. Por a partir de R$ 26.900, agora é possível comprar o compacto em sua versão duas portas, cuja primeira configuração (take) passa a ser a mais barata da linha. A novidade será oferecida também na versão move (R$ 28.300), que poderá contar com o câmbio I-Motion (R$ 30.990).

Além da eliminação das portas traseiras, a nova versão passou por modificações estéticas. As portas cresceram para facilitar a entrada na cabine e o vidro traseiro foi levemente ampliado, mudando algumas linhas da lateral do carro. Além disso, a coluna C foi redesenhada e ficou mais larga.
VOLKSWAGEN UP! DUAS PORTAS (FOTO: VOLKSWAGEN)

Apesar de compacto, não é extremamente difícil de entrar na segunda fileira de bancos do up! duas portas. Depois que os passageiros estão acomodados, é possível notar que o bom espaço interno da versão quatro portas foi preservado, permitindo que pessoas de estatura mediana fiquem acomodadas sem que joelhos e cabeças fiquem muito apertados. Há, também, novos porta-objetos.

Os bancos dianteiros receberam duas hastes para rebatimento do encosto, uma de cada lado, para facilitar a entrada dos passageiros. Além disso, o banco do motorista conta com um interessante sistema que memoriza a posição que havia sido definida pelo condutor. Assim, é possível movimentar o banco para a entrada de mais pessoas e retorná-lo para sua posição inicial.
VOLKSWAGEN UP! DUAS PORTAS (FOTO: VOLKSWAGEN)

Por um lado, a aposta da VW com o up! duas portas é positiva por oferecer o compacto a preços mais acessíveis, já que seu posicionamento inicial foi bastante criticado pelos valores elevados para um veículo de entrada. Por outro lado, é ousada por investir em um segmento que se mostra cada vez menos motivador para as montadoras. Atualmente, considerando somente as quatro maiores montadoras do nosso mercado, o Fiat Palio Fire (R$ 24.490) é o único modelo vendido com opção de duas portas e continua sendo o mais acessível. Diferentemente de outros mercados, o brasileiro vem se mostrando cada vez menos interessado nesse tipo de carro. Resta saber se a aposta da montadora alemã mudará esse cenário.

No mais, a versão I-Motion continua mantendo os bons atributos de conforto do up!, mas vacila quando o assunto é agilidade e conforto. Já o duas portas promete ser um alívio para quem quer um carro de entrada mais acessível. Ironias a parte, os lançamentos têm sido tratados pela VW como a cobrança de um pênalti decisivo. Resta saber se vão marcar esse gol e emplacar de vez a novidade no mercado.