Por que a chuva cai em forma de gotas?


A resposta para essa pergunta está nas diferenças térmicas da nossa atmosfera, que "quebra" o que está perto do solo e "gruda" o que está longe dele, em função do calor. Tudo começa quando a água no solo evapora, e a quebra da água em moléculas de hidrogênio e oxigênio sobe à superfície da troposfera. Lá em cima, pela diminuição da temperatura, elas voltam a se unir e forma gotículas d'água, tão pequenas que têm em torno de um milésimo de centímetro. Ou seja, através da quebra e reconstrução molecular, é como se a água fosse "teleportada" para cima e re-materializada num ponto de frio, que a faz voltar ao estado sólido (vapor d'água). 

Por isso que as nuvens parecem "apoiadas" sobre uma superfície quando as olhamos de baixo

Essas gotículas, que não encontram resistência com o ar e portanto flutuam, ficam vagando em partes altas da troposfera (camada atmosférica mais próxima da Terra), chocando-se umas com as outras e criando campos magnéticos. Por essa razão, da mesma forma que fragmentos de rochas são condensados e se tornam planetas no espaço, a gravidade faz com que a massa de gotículas próximas seja reconstruída em formato esférico. Esse efeito vagarosamente aumenta o tamanho das gotas, que, quando atingem aproximadamente a marca de um milhão de gotículas, formam uma gota de chuva. 



Na verdade as gotas são esféricas, e o que as faz fica com formato de gota é o ato de estarem caindo do céu (a parte mais pesada fica embaixo, o que faz a parte de cima ficar "puxada")

É por isso que a chuva não cai em jatos ou filetes, por exemplo: quando ficam muito pesadas, essas gotículas passam a ficar mais pesadas que o ar e causam a precipitação (chuva), que nada mais é do que a nuvem se despedaçando. Ou seja, uma nuvem, que é formada por vapor d'água e gases, na verdade é uma chuva se condensando, esperando para ser precipitada, e não consegue unir partículas o suficiente para despejar um jato d'agua, por exemplo.
Já a forma da chuva, que pode ser líquida ou em granizo, é determinada pela temperatura interna da nuvem. Se houverem temperaturas tão frias ao ponto de congelar a água, pode ser que as gotas caiam como granizo. É comum, também, que a chuva comece como granizo (com pequenos cristais) e volte ao estado líquido pelo calor que encontra com o ar mais quente e a resistência do mesmo na descida até o solo.

0 comentários:

Postar um comentário