Novo Chery Tiggo é apresentado durante o Salão de Pequim

Segundo modelo mais vendido da marca no Brasil deve ser fabricado na linha de produção no interior de São Paulo, junto com QQ e Celer



O novo Chery Tiggo foi lançado durante o Salão de Pequim, na China, e, com ele, veio possibilidade de ser produzido no Brasil. Atualmente equipado com motor 2.0 de 138 cv, o SUV seria o terceiro modelo da linha de produção que está sendo construída em Jacareí, no interior de São Paulo.

Segundo o presidente da Chery do Brasil, Luis Curi, a montadora planeja produzir um SUV no país, muito possivelmente o Tiggo. O interesse da produção local, porém, não será uma realidade tão breve, já que a linha de produção ainda está sendo construída e abrigará inicialmente o Celer e o QQ. A previsão é de que as primeiras unidades de teste destes modelos saiam da linha de produção entre julho e agosto, possibilitando a produção dos carros finais entre outubro e novembro.

Com a possível entrada do Tiggo, a representação brasileira seria responsável por produzir os três modelos mais vendidos da gama. Na primeira colocação está o QQ, seguido pelo Tiggo e pelo Celer, respectivamente. Inicialmente, a produção é estimada em 50% para cada modelo.

O descompasso entre quantidade de unidades vendidas e escolha dos modelos que são produzidos no país se deve, segundo Curi, ao projeto do Inovar-Auto. No entanto, o executivo acredita que seria viável incluir o modelo na fábrica em 2015. Ainda está nos planos da Chery lançar dois novos carros, tratados por enquanto como os projetos S31 e S32, respectivamente um hatch e um sedã compactos.
CHERY TIGGO 

Terceira geração

A geração lançada durante o Salão de Pequim é equipada com motor 1.6 DVVT, que entrega 127 cv e 16,3 kgfm de torque e é acoplado a uma caixa de transmissão CVT de sete velocidades ou a uma manual de cinco. Segundo números da montadora, o conjunto é responsável por uma autonomia de 14,9 km/l. A capacidade de carga do modelo varia de 550 litros (quando é utilizado apenas o compartimento de carga) a 1.800 litros (utilizando a opção de rebatimento dos bancos).

Um dos grandes destaques da nova geração é o sistema de conectividade Cloudrive, que concentra informações do carro, GPS e músicas em uma tela de 6,5 polegadas. O sistema também contará com uma espécie de rede social que permitirá compartilhar sua localização com amigos. Todos os serviços poderão ser comandados por voz. O Tiggo vendido atualmente no Brasil não conta com sistema multimídia.

Outro modelo que chamou atenção no estande da Chery em Pequim é o sedã médio Arrizo 7, que também é cotado para chegar ao mercado brasileiro. Isso, porém, não deve acontecer em menos de quatro anos. Segundo Curi, entrar na briga dessa categoria, que inclui os bem-estabelecidos Honda Civic e Toyota Corolla, “é inevitável”.
CHERY ARRIZO 7
Conceitos

Além dos modelos que já devem chegar ao mercado chinês em breve, a montadora exibiu dois novos conceitos. O Concept Alfa é um sedã esportivo com visual bastante moderno e que se diferencia do atual design da marca. Já o Concept Beta é um SUV compacto que pode servir como inspiração para as futuras gerações do Tiggo.

Durante a apresentação, a montadora reforçou a necessidade de evoluir o design mantendo aspectos da tradição chinesa. O canadense James Hope, atual chefe de design da Chery e responsável pelos projetos, afirmou que sua equipe tem como objetivo se diferenciar do visual de outras montadoras ao mesmo tempo em que busca manter o tempero chinês. Se tudo sair como o previsto por ele, a Chery deixará o atual estigma das montadoras chinesas para trás e passará a servir de inspiração para outras marcas globais.